Sinopse: A Bruxa de Oz conta a história de Elphaba, uma menina de pele verde, insegura, rejeitada pela mãe e pelo pai. Na escola, também é desprezada pela sua colega de quarto Glinda, a Fada Boa do Norte, que só quer saber de coisas fúteis. Neste contexto, ela descobre que vive num regime opressor, corrupto e responsável pela ruína económica do povo. Elphaba decide, então, lutar contra este poder totalitário, tornando-se na Bruxa Má do Oeste, uma criatura inteligente, suscetível e incompreendida que desafia todas as noções preconcebidas sobre a natureza do bem e do mal.
Para mais informações sobre a obra, clique AQUI
opinião:
Confesso que tinha este livro há imenso tempo, e que tinha começado várias vezes a lê-lo. O que me impediu de continuar? Não sei. Talvez falta de interesse e de motivação.
Mas nestas férias de Verão, olhei para a estante e resolvi dedicar-me mais à nossa Bruxa Má do Oeste. A maior parte das pessoas conhece a história de Dorothy, a menina do Kansas que com o seu cão Toto, juntou-se ao Leão, ao Homem de Lata e ao Espantalho e percorreu a estrada dos tijolos amarelos para encontrar o grande Feiticeiro de Oz. Também é sabido que esta menina ao aterrar com a sua casa nesta terra desconhecida, acaba por matar a Bruxa Má do Leste e tem como missão matar a Bruxa Má do Oeste, Elphaba. Óbvio que nesta história a grande heroína é Dorothy, mas depois de lerem A Bruxa de Oz, penso que ficarão com outra ideia. Eu fiquei. Senti uma imensa compaixão por este ser, que vê a sua vida dificultada tanto nos laços familiares, como no amor, etc...
Este livro fez realçar o fato de que para conhecer a verdadeira história é sempre bom conhecer os dois lados. Aqui fica-se a conhecer uma Elphaba inteligente, verdadeira e que não era má, mas que com as situações que a vida lhe proporcionou tornou-se uma mulher amarga e rude.
Gostei imenso do livro e arrependi-me de não o ter lido mais cedo, sendo esta obra um verdadeiro abre olhos para o porquê da personalidade seca da grande Bruxa Má do Oeste.
Durante a leitura deste livro, veio-me à cabeça mil e uma vezes esta música, e acho que é adequadíssima. (a música fala da Bruxa Má do Leste e não da do Oeste, mas mesmo assim, encaixa na perfeição uma vez que Nessarose também faz parte desta história, sendo irmã de Elphaba.)
Ding Dong The Witch is Death