(para ver a reportagem, clique AQUI)
Foi então que decidi comprar o livro de Primo Levi, Se Isto É Um Homem.
Este autor relata os tempos que passou no campo de concentração. Felizmente, não acabou como centenas e centenas de pessoas que lá entraram, mas não mais saíram.

Confesso que, para mim, este livro teve altos e baixos, e talvez foi essa a razão de ter demorado mais tempo do que o normal a lê-lo. Por um lado, acho que foram escritos momentos para que ficássemos agarrados ao livro sem parar de ler, por outro, existiram passagens mais comedidas, com bastantes pormenores que às vezes não acrescentavam muito ao enredo e poderão até cansar o leitor.
Mas realmente, é surreal o que se passava lá dentro. Todas as ordens e restrições absurdas impostas pelos grotescos nazi's.
Primo Levi consegue contar a sua história de uma forma simples e directa, sendo que por vezes consegue fazer com que entremos dentro de todo o terror por que passou.
No fundo, o livro serve para nos ajudar a entender o que foi isto do Holocausto e o que se passava dentro destes infernos, chamados de campos de concentração, onde morreram milhares de pessoas. É uma boa forma de relembrar essas pessoas, mas também de homenagear todos os que conseguiram sair de lá com vida.
![]() |
Primo Levi, o autor |