E para mim, o que é o The Bookshelf?

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Há uns tempos atrás participei num passatempo e na inscrição pediam uma apresentação do blog. Senti que para além dos aspectos visuais e da organização, deveria escrever um texto onde dizia o que é para mim este blog e o que me faz continuá-lo mês após mês. Agora achei que era a altura certa para partilhar com vocês o que escrevi.

*  *  *
O The Bookshelf pode ser para tantas pessoas apenas mais um blog, mas para mim é O blog e é um cantinho onde tantas vezes passo horas, nem que seja só a olhar para ele, tamanha é a adoração e o carinho. Este blog nasceu da necessidade de guardar aquilo que acho dos (muitos) livros que leio. Se por muitas vezes dou por mim com a vontade de escrever uma opinião ou outro texto em papel, nada me dá mais prazer do que depois transcrever para o blog e vê-lo publicado.
Por muitas vezes pensei em desistir. Outras coisas entraram na minha vida e talvez tenha passado o blog para um plano mais secundário da minha vida, chegando mesmo a estar afastada durante muito tempo. Claro que nunca parei de ler, e por isso quando voltei tinha um número tão grande, tão grande de livros para publicar que me senti um pouco atordoada e sem saber como fazer. Mas nada que uma paixão por aquilo que fazemos não ajude, e é isso, paixão que sinto pelos livros e pelo blog.
Desde miúda que ler é como um escape, uma forma de entrar num mundo só meu de fantasia e magia, esquecendo o que me rodeia. Tinha imenso medo que isso mudasse quando crescesse, mas acho que até se intensificou, dado o maior número de livros que agora posso ler. Agora, com 25 anos, vejo-me num mundo que cada vez menos dá prioridade à leitura. Muitas vezes, ouço as pessoas dizerem que os miúdos agora só querem é computador, jogos e outros gadgets. Não! Não são só os miúdos, é toda a gente. Incrível o número de livros que foram substituídos por telemóveis. Sim, eu também tenho telemóvel e computador, mas se contarem o tempo que passo em cada uma das coisas, os livros ganham por muito. Com pena, os livros vão ficando esquecidos. Mas há lá coisa melhor do que folhear um livro, sentir o cheiro das páginas, entrar dentro daquelas histórias? 
É por isso que o meu desejo com este blog é poder mudar um bocadinho a realidade do agora! Mostrar que os livros podem ser um melhor amigo naquela fase menos boa, mostrar que se pode continuar a ler e misturar a leitura com a tecnologia destes tempos. O blog é prova disso!

Porque um livro é muito mais do que está à vista, é um mundo por explorar...