#52 Monstros Fantásticos - Os Crimes de Grindelwald

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021


sinopse

Desenrolando-se no mundo mágico de J.K. Rowling, a ação do segundo filme, numa série de cinco iniciada com Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los, muda-se de Nova Iorque para Londres e daí para Paris. Desenvolvendo-se a partir de acontecimentos que ajudaram a dar forma ao mundo da feitiçaria, esta nova história contém elos surpreendentes comuns às aventuras da série Harry Potter, que irão deleitar os fãs dos livros e dos filmes.

No final de Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los, o poderoso feiticeiro das Trevas, Gellert Grindelwald, foi capturado em Nova Iorque com a ajuda de Newt Scamander. Mas Grindelwald, cumprindo a sua promessa, consegue fugir de novo e começa a reunir seguidores, a maior parte dos quais não suspeita das suas verdadeiras intenções: criar feiticeiros sangues-puros para dominar todos os seres-não mágicos.

Num esforço para travar os planos de Grindelwald, Albus Dumbledore convoca Newt, seu antigo aluno em Hogwarts, que aceita uma vez mais ajudar, desconhecendo os perigos que o esperam. Os limites vão -se desenhando à medida que o amor e a lealdade são postos à prova, mesmo entre os amigos e familiares mais próximos, num mundo da feitiçaria cada vez mais dividido.


Dos livros mais fáceis que li. 
Não sei se por ter visto primeiro o filme ou se por ser escrito como um argumento da peça de teatro. Li-o em apenas algumas horas e confesso que até pegar nele, demorei a ganhar coragem. Sempre pensei que ia ser mais secante ler este livro, justamente pelos aspetos que referi acima e que o tornaram fácil de ler. Erro meu: ainda não li o primeiro. Mas como vi os filmes consegui me situar bastante bem na história. 
Quanto à escrita: para quem não está habituado ou ainda não leu nenhum livro em forma de argumento, começa por ser um pouco confuso. O fato de haver antes do diálogo, a discriminação do lugar e do tempo, pode ser cansativo na leitura. No meu caso, custou sempre ao inicio, mas depois de algumas páginas, já se torna automático. Ler neste formato ajuda a ser uma leitura rápida e muito leve.
Já todos sabem o meu grande amor por tudo o que envolve o mundo fantástico do Harry Potter. Esta série ajuda a manter "viva" todas as aventuras e mistérios, e isso se deve à ligação de personagens e lugares tão bem por nós já conhecidos. Quem mais tem saudades de Hogwarts ponha o dedo no ar! Estou muito curiosa pelo que aí vem. Este livro serviu de ponte de ligação para a tão conturbada história de Grindelwald e Dumbledore, já falada no mundo HP. Aquele pacto de sangue ainda vai dar muito que falar, bem como Aurelius Dumbledore, mais conhecido como Credence. Não sou a única que não acredita que ele não é irmão de Albus, pois não? Confesso que mal acabei de ver o filme, fui logo pesquisar e tudo leva a crer que não existe nenhum grau de parentesco entre eles. 
Para além do desenvolvimento da ligação entre os dois ex-amigos (Dumbledore e Grindelwald), o que mais me deixou curiosa foi a história de Nagini. Todos a conhecem pela companheira de Voldemort e seu Horcrux, mas até este livro ninguém a conhecia em forma humana. Gostaria que a sua história fosse abordada em futuras obras, porque sabemos que ela é uma Maledictus, uma humana com a capacidade de se transformar em animal e que passado uns anos se torna incontrolável, assumindo essa forma para sempre. Não sabemos é o porquê de tanta raiva dentro dela e como foi para ao lado do feiticeiro das trevas mais conhecido. 
Ansiosa que venham os próximos livros e filmes (se bem que com muita pena que o Grindelwald já não será interpretado por Johnny Depp).