Bibliotecar por aí #1

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Outra nova rubrica no blog. Andava por aí a pesquisar mais coisas para o blog e de repente lembrei-me de um artigo sobre bibliotecas fora do comum que há uns tempos publiquei aqui. Mas nem só de bibliotecas fora do comum se faz o mundo. Por isso decidi partilhar com vocês, de vez em quando, várias bibliotecas espalhadas, tanto por Portugal como por esse enorme mundo fora. E nada melhor do que começar com uma bem portuguesa não é?


BIBLIOTECA JOANINA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA



A Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra foi construída entre 1717 e 1728, e é um dos melhores exemplos em Portugal do estilo barroco. É uma das mais ricas bibliotecas europeias e ficou conhecida como Biblioteca Joanina em honra do Rei D. João V, de quem o retrato se destaca na biblioteca.
É composta por três pisos: o Piso Nobre, um espaço bastante rico e exuberante; o Piso Intermédio, local de trabalho e funcionou como casa da Guarda; e a Prisão Académica, que de 1773 a 1834 foi o local de clausura dos estudantes.
Curiosidades:

- Uma colónia de morcegos contribui para a boa manutenção dos livros, uma vez que após o fecho da biblioteca, todas as noites, os morcegos comem os insectos. Todas as mesas têm de ser tapadas para proteção contra os dejectos destes animais.

- Esta biblioteca foi construída sobre uma prisão medieval, que mais tarde se transformou numa prisão académica. Por isso mesmo, os caminhos subterrâneos ainda podem ser visitados através do acesso pela biblioteca.