The Bookshelf leu e disse #30 - Jacinta

sexta-feira, 21 de outubro de 2016


Jacinta tem sete anos, é pastora como o irmão, Francisco, e a prima Lúcia. Dos três, é a mais nova, a mais irrequieta, a mais feliz, doce e também caprichosa. Dança para alegrar os dias, os dela e os dos que a rodeiam. Entre o forte caráter e a alegria contagiante, esconde-se uma força maior do que ela. Mas que ainda é segredo.
Naquele dia 13, ao sair para o pastoreio, como era habitual, a criança estava longe de saber o que iria acontecer. Ali, na Cova da Iria, onde tantas vezes brincava, vê, pela primeira vez, Nossa Senhora. A vida desta criança será, a partir daquele momento, diferente, tocada pelo transcendente.

A menina dos olhos doces vê os seus sentidos apurarem, sente que aquela senhora, tão bonita, lhe vai mostrar um novo caminho. O da fé e do amor a Deus.

Jacinta - A Profecia não é só a biografia de um dos três videntes de Fátima, indo além dos factos contados ao longo dos tempos. Reconstrói os ambientes, devolve-nos à memória a vida num país rural, leva-nos numa viagem através da capacidade humana de resistir, sobreviver em nome da fé. Jacinta Marto ofereceu o seu sofrimento pela salvação dos pecadores e deixou-nos um exemplo de bondade, humildade e amor. Manuel Arouca reconstrói esta história, de uma forma profundamente humana, para que nunca nos esqueçamos disso.
*
De todo que não é o habitual livro que costumam ver aqui no blog, mas é um dos meus "secret-pleasure"... biografias. E é bom às vezes para cortar a monotonia dos romances e do fantástico, não acham?
E o que tenho a dizer sobre este livro? Muito bom, mesmo! Daqueles que só se pára no fim. Não se consegue largar. Mesmo quem não acredita nestas coisas, vai ficar curioso por saber o que se passou e como acaba esta história. Muito bem escrito, os factos muito bem relatados, todo o enredo muito simples e no entanto muito envolvente e com todo o mistério deste acontecimento.
Nunca fui de convicções religiosas fortes, nunca me identifiquei com nada, mas sempre gostei desta história desde pequenina e hoje continua assim. Sempre que tenho oportunidade tento saber mais e adoro.