O professor Gabriel Emerson abandonou o seu cargo na Universidade de Toronto e está prestes a iniciar uma nova vida com a sua amada Julianne. Está confiante de que ambos poderão enfrentar qualquer desafio. E está desejoso de se tornar pai. Mas a licenciatura de Julianne ameaça os planos de Gabriel que a vê subjugada pelas pressões de estudante.Quando é concedida a Julianne a honra de fazer uma apresentação académica em Oxford, começam a formar-se nuvens negras sobre o casal. E em Oxford, um velho inimigo está disposto a tudo para humilhar Julia e expor um dos segredos mais negros de Gabriel. Numa tentativa de confrontar os seus últimos demónios, Gabriel procura descobrir mais sobre as suas origens, iniciando uma série de eventos que terão um enorme impacto em si, em Julianne e na sua esperança de formar uma família.
Conseguirá ele redimir-se do passado e obter a paz e felicidade que tanto deseja?
*
Último livro, última história, última oportunidade de saber mais sobre Julia e Gabriel.
Nesta nova e conclusiva aventura este casal é posto à prova. O passado, o presente e o futuro atormentam estes dois. Será que aguentam? Será o amor deles tão forte que sobreviverá a diferenças, novas pessoas e a velhos inimigos?
Ponto a favor... Ver como as relações são sólidas e tudo acaba por ficar bem! Não falo só dos protagonistas. A relação entre Julia e o pai (que tanto a desiludiu no passado) prospera e torna-se bastante forte com a chegada de Diane (nova companheira do pai) e de um bebé. A (nova) relação entre Gabriel e a sua meia-irmã que só agora conhece faz com que este perdoe um pouco do seu passado e ganhe novas pessoas na sua vida. Outro ponto favorável é saber que a memória de Grace estará sempre presente. Dos momentos mais amorosos do livro, é quando o Richard sente a sua presença e fala com ela em sonhos.
Pontos negativos... Gostava que a autora aprofundasse um pouco mais a relação entre Rachel e Aaron, como fez nos outros livros. Adoraria saber se sempre conseguiram ter filhos, sendo um desejo de ambos. A autora também podia ter falado um pouco mais da relação entre Gabriel e a filha recém-nascida e como Julia conseguiu coordenar a maternidade e o doutoramento (até podia ter feito um daqueles capítulos do "passado 3 anos", por exemplo). Mas também compreendo o porquê de não o fazer... deixa os leitores poderem construir o resto da história a seu gosto.
Tirando estes pequenos pormenores, gostei desta finalização, mas se viesse um próximo livro era mais do que bem-vindo.