#49 Estranhos ao Luar

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

 

sinopse

Quando Kim Aldredge tinha oito anos, conheceu um rapaz de doze chamado Travis, que estava de visita à sua cidade natal de Edilean, na Virgínia, com a mãe. Embora essa visita tivesse lugar sob circunstâncias misteriosas, isso não impediu que as crianças se tornassem amigas. Durante duas semanas maravilhosas, andaram de bicicleta, jogaram basebol e leram em voz alta para o outro. Tudo coisas comuns para Kim, mas para Travis bastante extraordinárias. E Travis ajudou Kim a descobrir o seu amor pela criação de jóias, a paixão que se tornou a sua profissão. Antes de partir, ele disse-lhe que um dia iria voltar, e durante anos Kim guardou a foto de ambos, abraçados e sorridentes.
Travis é agora um advogado bem-sucedido em Manhattan, mas há coisas na sua vida que ele não quer tornadas públicas. E embora tenha viajado por todo o mundo, ainda pensa no verão passou em Edilean e na rapariga que lá conheceu. Essas semanas mudaram a sua vida para sempre. Quando Travis descobre que a mãe regressou a Edilean e tenciona voltar a casar, decide que está na hora de voltar também: não apenas para investigar o futuro marido da mãe, mas para finalmente cumprir a promessa que fez a Kim tanto anos antes...


No início do mês falei aqui do livro Máscaras ao Luar, de Jude Deveraux. Parece-me que os livros da Nora Roberts da minha estante encontraram quem lhes faça frente. Estou completamente apaixonada por todos estes livros e pela autora. A melhor coisa? Todas as obras têm ligação, mas não precisam de os ler todos ou por uma ordem específica. Quanto a esta história é muito semelhante à que li anteriormente. Muito fácil de ler, com uma escrita acessível a todos. O único problema é conseguir parar até chegar à última página.

Quem não tem memórias de infância? Amigos de Verão perdidos? Kim é uma de tantas pessoas que tem... e não esquece. Não esquece as brincadeiras, as conversas que teve durante tão pouco tempo com um rapazinho que um dia apareceu no seu jardim. Rapazinho esse que não se sabia divertir nem explorar o mundo e que viu em Kim a sua mestre de aventuras. E ele também não a esqueceu. Foi por isso que depois de tantos anos se reencontraram na mesma vila, mas já não eram as crianças ingénuas de outrora. E por não o serem, a relação de ambos esconde o passado e os mistérios nele criados. Por vezes pode-se pôr a própria felicidade em segundo plano apenas para ver as pessoas que amamos felizes. E é aí que vemos o carácter da pessoa. Foi assim que Kim percebeu que sempre amou Travis, o menino a quem tinha ensinado a ser criança, hoje ensina-a a amar.

Jude, neste livro, para além de queres passar a mensagem que os nossos melhores anos são os de brincadeiras em crianças, quer ainda passar a imagem que com amor tudo se resolve. É o amor que transforma as pessoas e trás ao de cima o que há de melhor em cada um.